Vibrações, risco físico na Segurança do Trabalho

Você, como um especialista e profissional da Segurança do Trabalho, vai estudar muitos assuntos e detalhes que passariam despercebidos aos olhos de pessoas leigas no assunto de Segurança Laboral ou mesmo de outros profissionais.

Um desses assuntos, é o que veremos nesta aula de nosso curso, que fala sobre o problema da vibração e os problemas que ela pode acarretar ao trabalhador. Problemas e detalhes que passariam despercebidos até pelo próprio operário afetado.

Clique aqui para obter seu certificado de Segurança do Trabalho e entre já no mercado de trabalho!


O que é e o que causa a vibração

Vibração é caracterizado por um movimento repetitivo e periódico que algum objeto venha a fazer.

Existem infinitos fatores que podem levar alguma máquina, ou outro objeto, a vibrar, como desequilíbrio de forças, peças desgastadas, componentes mal encaixados, desnível, rotação etc.

Não importando a causa, a vibração é sempre o ato de um objeto se mover, parar e se mover em outra direção. Isso repetido várias vezes.

Esse ato de sair do repouso, acelerar, parar, acelerar de novo (e assim sucessivamente), causa uma aceleração, e esta, segunda a Lei de Newton, causa uma força no operador da máquina que está vibrando.

É essa força, geralmente forte e desmedida, que atua no trabalhador que pode vir a lhe prejudicar, comprometendo sua saúde e capacidade de trabalho.

O efeito das vibrações na saúde do trabalhador

Curso online de Segurança no TrabalhoOs danos provocados pela vibração em um operador vão desde danos físicos, até psicológicos e nervosos. E são sintomas difíceis de se caracterizar, pois como estamos falando desde o início, poucas pessoas atentam e se cuidam dos problemas decorrentes da vibração no ambiente de trabalho.

Dentre os efeitos físicos, a região torácica é que mais sofre, principalmente por operadores de furadeiras.
Outras lesões comuns são na espinha (região lombar e nos discos), membros superiores (braços e mãos), pescoço e nos ouvidos (por conta do alto nível de ruídos que máquinas vibratórias produzem).

A exposição e uso de equipamento vibrante por um trabalhador também pode lhe ocasionar sérios danos psicológicos, pois é uma atividade mentalmente cansativa, estressante e irritante.

Se passar perto de uma máquina que faz barulho e vibra já é incômodo, imagine um trabalhador que tem que lidar direta e diariamente com tais equipamentos.

Com certeza agora, você profissional da Segurança no Trabalho, entende o ambiente insalubre são aqueles que possuem vibrações. A vibração em um ambiente de trabalho pode ser tão prejudicial que já são conhecidas, no meio industrial, doenças tipicamente causados pelo efeito oscilatórios de máquinas, como é o caso da síndrome de Raynaud, também conhecida como doença do Dedo Branco, que será tratado (junto com outros problemas) no próximo artigo de nosso curso grátis de Segurança no Trabalho.

Nenhum comentário:

Texto 100% original e todas as imagens são livre para uso e foram obtidas em http://commons.wikimedia.org