Classificação dos Riscos Ambientais em grupos de Cores

Visando padronizar o conhecimento, estudo e identificação dos mais diversos de riscos em ambiente de trabalho, vamos estudar agora uma classificação dos riscos, em cores.

Clique aqui para obter seu certificado de Segurança do Trabalho e entre já no mercado de trabalho!

Classificação dos Riscos em grupos

Como veremos em nosso próximo artigo de nosso curso de Higiene e Segurança do Trabalho, os mapas de riscos são muito importantes na prevenção, educação e alerta dos riscos e perigos em um ambiente laboral.

Uma das maneiras de se criar um mapa de risco é através dos grupos de riscos, agrupados e classificados em cores, que iremos apresentar neste artigo.

O objetivo desta classificação é universalizar os riscos, de modo que um mesmo grupo e cor seja identificável em qualquer empresa, fábrica ou indústria, facilitando a vida e memória dos funcionários.

Os grupos são 5:
  • Grupo 1 - Verde - Riscos Físicos
  • Grupo 2 - Vermelho - Riscos Químicos
  • Grupo 3 - Marrom - Riscos Biológicos
  • Grupo 4 - Amarelo - Riscos Ergonômicos
  • Grupo 5 - Azul - Riscos de Acidentes



Grupo I - Riscos Físicos

Nesta categoria se enquadra os riscos considerados físicos, como Frio, Calor, Radiação ionizante, Umidade, Ruídos (sons) e outras atividades físicas que possam vir a atrapalhar a saúde do trabalhador.

Grupo II - Riscos Químicos

São riscos oferecido devido as características química dos fatores, como Gases tóxicos, Fumos poluentes, Poeiras, Vapores e substâncias tóxicas e venenosas, de um modo geral.

Grupo III - Riscos Biológicos

São riscos ocasionados por substâncias vivas, principalmente em laboratórios e ambientes de pesquisa científica, ou que fazem uso de agentes biológicos, como Farmácias, Hospitais, Empresas e Indústrias de Cosméticos.

Os principais agentes que oferecem esses riscos são Vírus, Fungos, Bactérias, Germes etc.

Grupo IV - Riscos Ergonômicos

São problemas ocasionados por má postura do trabalhador, movimentos errados, excesso de trabalho ou esforço, ações repetitivas etc.

Grupo V - Riscos de Acidentes

São riscos geralmente iminentes de acidentes, como trabalho em ambiente com Corrente elétrica, tensão, animais perigosos, maquinas pesadas, ferramentas velhas e defeituosas, dentro outros fatores que podem ocasionar todo e qualquer tipo de acidente.

A seguir, para auxiliar nos seus estudos e elaboração de um mapa de risco, uma tabela de classificação dos riscos ambientais, amplamente usada em cursos, empresas e indústrias:

Tabela de Classificação dos Riscos Ambientais

Curso de Higiene Industrial e Segurança do Trabalho


3 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo comentário, me ajudou e tanto no entendimento sobre este assunto.

Unknown disse...

Muito bom esse material, mim ajudou muito, tinha dúvida das cores

Unknown disse...

Muito bom esse material, mim ajudou muito, tinha dúvida das cores

Texto 100% original e todas as imagens são livre para uso e foram obtidas em http://commons.wikimedia.org