Equipamentos de Proteção Coletiva - EPC

Curso de Higiene e Segurança Industrial
EPCs - Equipamentos de Segurança Coletiva
Já estudamos sobre os EPIs - Equipamentos de Proteção Individual, e vemos toda a sua importância e abrangência. Porém, as medidas isoladas e pessoais não são as únicas que visam proteger o trabalhador.

Neste artigo de nosso curso de Segurança do Trabalho, vamos saber o que são, para que servem e os principais tipos de Equipamentos de Proteção Coletiva, também conhecidos como EPCs.



Clique aqui para obter seu certificado de Segurança do Trabalho e entre já no mercado de trabalho!


O que é um EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) ?

Dificilmente um trabalhador irá atuar sozinho em seu campo e ambiente de trabalho. Geralmente trabalhamos em conjunto, com colegas, chefes, supervisores e vários outros tipos de profissionais.

Existem medidas que servem para proteger e assegurar a vida e integridade de todas essas pessoas, que estão em um mesmo ambiente de trabalho, desempenhando as mesmas funções, ou não.

O exemplo mais clássico disso é o extintor de incêndio, que pode, e deve existir, desde uma obra de construção civil até em um escritório de computação. O extintor está lá para auxiliar todos, em caso de incêndio.
Ou seja, é um equipamento de proteção geral, que serve para todos, portanto, é coletivo.

Outro fato importante sobre os EPCs é que ele não são excludentes com os EPIs, ou seja, não é porque se usa um EPI que se deve deixar de usar um EPC, ou vice-versa.

Por exemplo, mesmo que um funcionário de um laboratório químico use máscara, deve existir um sistema de exaustão e filtragem de substâncias tóxicas (que são exemplos de equipamentos de proteção coletiva), bem como alarmes para tal.

Os Equipamentos de Proteção Coletiva e Individual complementam um ao outro, atuam juntos, formando um sistema maior de segurança e proteção.

Cada caso é um caso, e só um profissional e Higiene e Segurança do Trabalho pode decidir entre o uso de um, do outro, ou de ambos.

Essa dupla, EPI e EPC, é tão importante que existem normas e medidas só para elas, a Norma Regulamentadora (NR) 6.



Quais os principais tipos de EPC

Agora que já sabemos o que são EPC, para que servem e sua importante relação com os EPIs, vamos ver alguns dos principais tipos de equipamentos de segurança coletivos, que proteger os trabalhadores não só de acidentes como de doenças.

E assim como no caso dos EPIs, iremos citar em mais detalhes os EPCs específicos para cada tipo de risco, situação, ambiente e trabalho, ao longo de nosso curso online de Higiene e Segurança do Trabalho.

Alguns destes EPCs, porém, são bem conhecidos e de uso geral, por isso iremos citar os mais importantes, que são:

Curso online de Higiene no Trabalho
Usados em casos de incêndio

  • Extintores, hidrantes, mangueiras e sistema de combato ao incêndio - não existe um ambiente que seja 100% seguro contra incêndio, mesmo em alto mar ocorrem problemas com fogo, sendo este o item mais importante, básico e essencial para a proteção coletiva dos funcionários
  • Detectores de fumaça - estes trabalham em conjunto com os extintores, detectando e alertando todos sobre a existência de fumaça em um ambiente
    Curso de Segurança do Trabalho online e gratuito, com certificado
  • Kit de primeiros socorros - acidentes, dos mais simples aos mais graves, podem ocorrer em todo e qualquer local de trabalho, sendo sempre obrigatória a presença de um kit com os itens básico para primeiros socorros
  • Chuveiros e lava-olhos - trabalhadores que desempenham suas funções em contato com agentes químicos ou biológicos, podem ser intoxicados ou se contaminarem com tais substâncias nocivas, sendo necessário fazer uma lavagem ou limpeza correta, com produtos específicos para tal contaminação. Muito comum em indústrias e laboratórios químicos.
  • Redes de proteção - existem diversos tipos, dos mais diferentes tipos para vários propósitos. Um tipo bastante conhecido, são as redes de apartamentos, que evita quedas e incidentes com crianças. Em construção civil, por exemplo, é comum vermos prédios envolvidos por redes, que evitam que objetos e partes da obra se dispersem, atingido outras regiões e operários que trabalham próximo. Também podem existir para amortecer a queda de trabalhadores que trabalhem em ambientes com altura elevada, dentre outros tipos e propósitos.
  • Sistema de sinalização - placas alertando sobre obras, avisos da existência de perigos, luzes para chamar atenção dos trabalhadores, indicadores de buracos, desvios, elevações, profissionais sinalizando e orientando aviões, carros, cones para alertar obras em uma rodovia etc, são algumas das funções de um bom sistema de sinalização


Como podem ver, os equipamentos de proteção coletiva são inúmeros, variam com cada tipo de profissão, e dentro de cada profissão variam de acordo com o ambiente que se trabalha.

Por isso, é impossível citar e conhecer todos os tipos, mas é essencial conhecer os mais básicos e conhecidos, que foram o que dissemos e explanamos, aqui nesta aula de nosso curso.

Quando você se tornar um profissional de Segurança do Trabalho, irá conhecer em detalhes os EPIs e EPCs da empresa em que irá trabalhar. Algumas vezes eles não são conhecidos e catalogados, pois os tipos de trabalhados são muitos, e crescem cada vez mais, e infelizmente o jeitinho brasileiro também sempre existe.

Por isso é seu dever ser bastante atento, identificar os principais problemas, riscos e insalubridade existente em cada ambiente laboral, e a partir daí raciocinar em cima destes dados, para descobrir os melhores EPIs e EPCs que devem ser utilizados.

Sim, os técnicos em Segurança e Higiene do Trabalho devem raciocinar bastante, ser atentos e muito inteligentes, pois a pressão e responsabilidade em cima deles é grande, afinal, é uma profissão importantíssima, que cuida, acima de tudo, de vidas.

Para saber mais, indicamos o artigo da Wikipedia, sobre Equipamentos de Proteção Coletiva

Nenhum comentário:

Texto 100% original e todas as imagens são livre para uso e foram obtidas em http://commons.wikimedia.org