Combustível, Ponto de Fulgor, de Combustão e Temperatura de Ignição

Ponto de Fulgor, Ponto de Combustão e Temperatura de Ignição em Higiene, Saúde e Segurança do TrabalhoAgora que já demos uma introdução sobre os princípios do fogo, vamos estudar em detalhes um dos elementos que compõem o Tetraedro do Fogo, que são os combustíveis.

Entender esses elementos da reação química que gera fogo é entender como o fogo começa e o motivo de continuar a existir.

E ao saber disso, o profissional se torna mais capacitado para extinguir o fogo, uma vez que já tem conhecimento sobre o que o ocasiona.

Clique aqui para obter seu certificado de Segurança do Trabalho e entre já no mercado de trabalho!


Tetraedro do Fogo: O combustível

O que vem a sua mente quando se lembra de combustível?
Provavelmente combustível de automóveis. Também os alimentos, que são o nosso combustível. E essas relações tem sua lógica e razão.

Á rigor, combustível é o elemento que vai queimar. O alimento que ingerimos, por exemplo, será queimado para gerar outros elementos e energia para nosso corpo.

O mesmo acontece com outros tipos de combustíveis, pois liberam energia (na forma de calor e luz) além de formarem outras substâncias (os alimentos, quando cozinhados ou fritos, tem suas propriedades alteradas).

Resumindo: combustível é a substância que entra em combustão. É o que alimenta o fogo, é aquilo que o fogo vai consumir.
Queimar madeira, por exemplo, transforma ela em carvão (outra substância, sua química muda). O mesmo para o papel e gasolina, por exemplo.

Classificação dos combustíveis

Assim como as outras substâncias, podemos classificar os combustíveis em sólido, líquido e gasoso.

Essa classificação não é à toa ou sem motivo. É importante sabermos o estado físico dos combustíveis, pois isso irá influenciar nos riscos e problemas que eles podem causar em um ambiente de trabalho.

Substâncias gasosas, por exemplo, se espalham facilmente em qualquer ambiente, sendo mais perigosas, exigindo um maior cuidado no armazenamento e transporte deste tipo de material.

Como exemplo de combustível sólido, podemos citar a madeira (muito usada em fogueiras e para fazer carvão), tecidos, papel e algumas substâncias químicas, como pólvora, que é altamente explosiva.

Já o álcool, o éter e a gasolina são exemplos de substâncias no estado líquido que são inflamáveis. Algumas delas, como o álcool e o querosene, são amplamente usadas para se criar fogo, de uma maneira bem mais rápida que uma substância sólida, como a madeira.

Já como exemplo de substâncias gasosas combustíveis, podemos citar os gases presentes em um botijão de gás (butano), também é o butano, acetileno, propano dentre outros.

Também podemos classificar os combustíveis em voláteis e não voláteis:
  • Combustíveis voláteis: são os que se desprendem de sua forma natural (líquida ou sólida) naturalmente, sem necessitar de aquecimento para que isso aconteça. Um exemplo disso é o álcool e a gasolina, que vão virando vapor naturalmente. Se você colocar álcool em um copo, verá que ele vai 'sumir', pois vira gás. Mas continua sendo álcool e facilmente pegará fogo, o que é algo perigoso, visto que substâncias gasosas se espalham mais rápido em um ambiente.
  • Combustíveis não-voláteis: ao contrário dos voláteis, estes não se desprendem naturalmente para virar vapor inflamável. Necessitam de calor para que isto aconteça, como madeira e papel.



Ponto de Fulgor

Como falamos em combustíveis voláteis e não voláteis, uma importante definição surge neste contexto, que é o ponto de fulgor.

Esses gases, embora sejam inflamáveis, não se sustentam por muito tempo, pois poucos gás é liberado.

O ponto de fulgor é a temperatura mínima na qual a substância (combustível) começam a liberar seus vapores inflamáveis. O ponto de fulgor que álcool etílico é aproximadamente 13 oC, que é um valor baixo (por isso os vapores de álcool se inflamam facilmente). Já o da madeira é 150 oC, necessitando muito calor para gerar essa temperatura, que irá liberar gases.

Ponto de Combustão

Se após o ponto de fulgor ser atingido, o fornecimento de calor ao combustível prosseguir, este não vai mais se extinguir.

A temperatura mínima, na qual acima dela o combustível mantém sua queima, é chamado de ponto de combustão da substância.

Resumindo: no ponto de fulgor, as chamas dos vapores se apagam facilmente. No ponto de combustão em diante, o aquecimento continua.

Temperatura de Ignição

No ponto de combustão, embora os vapores não se apaguem facilmente, ainda é necessário que exija uma fonte de energia, fornecendo calor para que o processo continue.

Se o calor fornecido continuar e a temperatura do combustível aumentar, chegará um momento que os gases desprendidos, junto com o oxigênio, começarão a pegar fogo sem a necessidade de fornecimento de calor.

Esse ponto ocorre na chamada Temperatura de Ignição.
Vamos pegar como exemplo a madeira, no processo de combustão.
Estamos fornecendo calor para ela. Em uma determinada temperatura, começará a ser liberado vapores inflamáveis, mas que não se sustentam (a queima) por muito tempo. É o ponto de fulgor.

Porém, se aumentarmos a temperatura, fornecendo mais calor ao combustível, esses vapores não vão mais apagar rapidamente. Com o processo de fornecimento de calor, a chama nos vapores continuam. É a temperatura de combustão.

Mas aumentando ainda mais a temperatura, o calor inicialmente fornecido não é mais vital, como era no ponto de fulgor e combustão. Para confirmar isto, basta lembrar que a madeira, ao virar carvão, continua queimando sozinha. Podemos parar de fornecer calor para o carvão/madeira, pois ele continuará pegando fogo sem a necessidade de calor externo, pois os gases liberados pela madeira entram em contato com oxigênio e alimentam o combustível. É a temperatura de ignição.

10 comentários:

Unknown disse...

foi bastante proveitoso esse aprendizado sobre fogo

Geovaco disse...

Explicação fácil de entender. Valew

Anônimo disse...

O álcool ou o gás de cozinha ē mais inflamável quando se tem pouco oxigênio?

Unknown disse...

Show,pois com esta ilustraçao com a queima da madeira/carvao pude compreender e fixar melhor.

Unknown disse...

Ótimo vai me ajudar bastante

Unknown disse...

Muito bem explicado

Unknown disse...

Excelente explicação!

Unknown disse...

Site três possíveis foco de ignição

Unknown disse...


You can certainly see your enthusiasm within the article you write. The arena hopes for more passionate writers like you who are not afraid to say how they believe. Always go after your heart. hotmail login

Unknown disse...

Boas definições para um bom entendimento

Texto 100% original e todas as imagens são livre para uso e foram obtidas em http://commons.wikimedia.org