NR 23 - Proteção, prevenção e segurança contra incêndios

Agora que já estudamos os princípios básicos do fogo, seus elementos (Tetraedro do Fogo), vamos falar sobre os incêndios, mais especificamente sobre a Norma Regulamentadora 23 (NR-23), que trata da proteção contra incêndios.
Norma Regulamentadora NR 23 sobre Proteção de Incêndios


A Norma Regulamentadora 23 - A NR sobre incêndios

A NR-23 trata exclusivamente sobre incêndios, principalmente aos assuntos que tangem a proteção contra estes, visando sempre proteger todos os direitos dos trabalhadores.

Ela tem orientações que todos nós, profissionais de Segurança do Trabalho e Higiene Industrial devemos saber muito bem, pois é uma das NR mais "gerais" que existem, pois o risco de fogo e incêndios podem existir em praticamente todos os ambientes de trabalho, seja um simples escritório à absolutamente todos os tipos de fábricas e indústrias.


A Norma Regulamentadora 23 diz que:

  • Todos os trabalhadores, sem exceção, devem adotar medidas de prevenção e segurança contra incêndios, de acordo com a legislação local (estadual) e as normas técnicas específicas e aplicáveis ao seu ambiente de trabalho.
A sinalização é vital na Norma Regulamentadora 23
Sinalização de extintores e hidrantes
  • Já os empregadores tem por dever instruir todos os empregados sobre a utilização  e treinamento para o uso dos equipamentos de segurança e de combate ao incêndio, sobre os procedimentos e medidas para evacuação do local de trabalho bem como sobre os alarmes e dispositivos existentes para informar à todos sobre incêndios.


  • Todos os locais de trabalho devem possuir saídas. aberturas e vias de passagens que sejam facilmente identificáveis, sinalizadas, com indicação da saída e que sejam suficientes para para que os trabalhadores possam evacuar o local com segurança e rapidez. Estas não devem, nunca, serem fechadas, bloqueadas ou presas durante a jornada de trabalho. No máximo, elas devem ter um dispositivo de travamento, mas que sejam de fácil abertura e que todos os trabalhadores estejam ciente de como abri-las.
NR 23
Sinalização de direção de evacuação, escadas, extintores e outros


Para mais detalhes sobre estas e outras NRs comentadas, leia nosso livro indicado para Segurança do Trabalho.

Clique aqui para obter seu certificado de Segurança do Trabalho e entre já no mercado de trabalho!

Nenhum comentário:

Texto 100% original e todas as imagens são livre para uso e foram obtidas em http://commons.wikimedia.org