Fatores que influenciam na temperatura do organismo do trabalhador

Agora que já estudamos e definimos bem o Calor como Risco e vimos os meios de trocas térmicas, vamos estudar a relação do calor com o corpo do trabalhador.

Isso inclui as relações de troca de calor entre o ambiente e o organismo, bem como os problemas acarretados por um ambiente insalubre por conta de calor.

Clique aqui para obter seu certificado de Segurança do Trabalho e entre já no mercado de trabalho!

O metabolismo

Se formos relacionar o calor a um organismo vivo, a primeira relação, e mais importante, que devemos saber é sobre o metabolismo.

Segundo a Biologia, o corpo humano gera calor ao realizar alguma atividade física. Esse fato é apenas uma parte do longo processo realizado pelo nosso corpo.

Esse ciclo se inicia quando ingerimos alimentos, de onde o corpo extrai e transforma as substâncias que comemos em outras substâncias, necessárias para a vida.
Ao fazer isso, o corpo está armazenando nutrientes e energia (principalmente na forma de gordura).

Quando precisamos fazer algum esforço ou atividade física, temos que buscar energia de algum lugar. Então o corpo começa a queimar gordura e transformar em energia, com o auxílio de diversos mecanismos e substâncias.




Fatores que influenciam no calor sobre o corpo do trabalhador

Vimos que o metabolismo é um fator interno, resultado de reações químicas dentro de nosso organismo, que acaba gerando calor para o ambiente. Porém, também existem fatores físicos externos que podem influenciar na saúde do trabalhador.

Devemos lembrar sempre que o corpo humano tende a manter sua temperatura corpórea constante. Ao menor sinal de mudança na temperatura, o corpo começa a agir visando estabilizar sua temperatura.
A temperatura do corpo humano é algo extremamente importante, e a menor variação nessa temperatura poderá acarretar consequências graves à saúde.

Em nossa primeira aula sobre o calor como risco físico, dissemos que o fluxo de calor ocorre sempre que dois corpos estão expostos um ao outro, se possuírem temperaturas diferentes. Obviamente, a temperatura do ambiente vai influenciar na saúde e bem-estar do trabalhador.

Por exemplo, se o ambiente externo estiver com uma temperatura mais alta que a do corpo humano, ocorrerá um fluxo de calor no sentido do meio ambiente para o corpo do trabalhador.

Por outro lado, se o ambiente externo for mais frio que o corpo humano, nosso organismo começa a gerar cada vez mais calor para equilibrar esse fluxo de calor (que tende a sair do corpo do trabalhador para o ambiente).

É fácil ver que temperatura demasiadamente alta ou baixa, são prejudiciais a saúde do funcionário, devendo o profissional de Segurança do Trabalho estar ciente das temperaturas do ambiente.

Portanto, o metabolismo é o ato do corpo humano gerar calor, como consequência de uma atividade física, como seu trabalho. É fácil concluir que um trabalho que exija mais do trabalhador fará com que seus níveis de metabolismo sejam maiores, aumentando a troca de calor com o ambientem, fazendo o organismo perder e gerar mais calor, caracterizando um ambiente insalubre.

Umidade e evaporação

Outro fator externo que influencia na temperatura corpórea, é a troca de calor através da evaporação.
Se estivermos em ambiente mais seco e quente, o corpo tenta reduzir sua temperatura através do suor, pois ao perder líquido o corpo também perde calor, reduzindo sua temperatura. Como exemplo das trocas de calor entre o organismo do trabalhador e o ambiente através da evaporação, podemos citar um ambiente úmido, onde não há a necessidade do corpo expelir líquido, onde o trabalhador irá suar menos.

Vento - ar em movimento

Outro fator que influencia no corpo do trabalhador, é o vento. Todos sabem que um ambiente ventilado é mais agradável e alivia o calor.
Isso ocorre porque o ar em movimento, ao entrar em contato com o corpo, acaba por ajudar na evaporação e condução do calor, aliviando a temperatura e nos dando a sensação de frescor e frio.

É fácil notar que um ambiente fechado, sem ventilação, é um ambiente tipicamente quente, e em tais ambientes é aconselhável gerar correntes de ar, como através de ventiladores, ar-condicionado ou contato com o ambiente (janelas).

Luz

Segundo a Física, a luz é uma eletromagnética, e como qualquer tipo de onda, também carrega energia, ou seja, calor.
Trabalhar em contato a uma forte exposição à luz pode também afetar a temperatura de nosso organismo.
Quem já estudou ou ficou em um ambiente com luz incandescente sabe que tais ambientes são mais quentes e incômodos.

Roupas e vestimentas

Usar uma roupa é fazer com que o corpo fique em um ambiente fechado, acarretando em aumento da temperatura, uma vez que nosso organismo está sempre gerando calor.

Se o trabalhador estiver em um ambiente frio, esse calor dentro da roupa acaba por se transferir para o ambiente. Assim, em ambientes de baixas temperaturas, quanto mais roupa e maior a espessura destas, mais o calor gerado pelo corpo ficará armazenado entre a pele e a roupa, e menor será a perda de calor para o ambiente.

Porém, se o trabalhador estiver em ambiente quente, o calor não irá fluir do corpo para o ambiente, e ficará acumulado entre a pele e a roupa, causando uma incômoda sensação de calor.
Em ambientes quentes, o recomendável usar vestimentas leves, menos roupas e mais curtas, evitando com o que o calor fique preso próximo ao corpo.

Isso expõe o trabalhador ao ambiente ventilado, amenizando a sensação de calor.
Em algumas cidades e estados, como no Nordeste, é comum os carteiros usarem bermudas ao invés de calças, por exemplo.

Nenhum comentário:

Texto 100% original e todas as imagens são livre para uso e foram obtidas em http://commons.wikimedia.org