Gases e Vapores como Risco Químico

Curso de Higiene Industrial com certificado grátis
Desastre com o dirigível Hindenburg
Já falamos, aqui em nosso Curso de Segurança do Trabalho, sobre o ar respirável e dos riscos e problemas que podem ser ocasionados quando um trabalhador está exposto a um ar contaminado com substâncias químicas prejudiciais a sua saúde.

Você poderá ler sobre o que ensinado em nosso artigo sobre os Riscos Químicos presentes no ar.

Nesta aula, iremos entrar mais em detalhes e falar sobre os gases e vapores, bem como os riscos que estes podem exercer em um ambiente.

Clique aqui para obter seu certificado de Segurança do Trabalho e entre já no mercado de trabalho!

O que são gases e vapores

Para muitas pessoas, principalmente as leigas, gás, vapor e ar são praticamente a mesma coisa.

Mas do ponto de vista científico (como na Física e na Química), são dois estados diferentes, cada um com suas características e importâncias.
Como frisamos diversas vezes aqui em nosso curso, o profissional da área de Segurança do Trabalho e Higiene Industrial, deve estudar diversos assuntos e ciências, por isso iremos em detalhes sobre o que são gases e vapores, ou seja, se engana quem acha que esta é uma profissão fácil e simples. Muito pelo contrário, é necessário muito estudo e dedicação.

Definimos como gás uma substância que está no estado gasoso quando está submetida à condições normais de temperatura e pressão (CNTP), que é de 25°C (grau Celsius) e sob pressão de 760 mm Hg (milímetro de mercúrio, pressão ao nível do mar).

Já os vapores também estão na fase gasosa, porém estes viram líquidos ou sólidos quando atingem a CNTP (condições normais de temperatura e pressão), de 25 °C e 760mmHg.

Qual a diferença entre gás e vapor ?

Somente com as definições dada, fica realmente um pouco complicado e confuso de entender o que é gás, o que é vapor e principalmente qual a diferença destes.

Mas iremos explicar um pouco mais, pois de fato não é realmente um assunto muito simples.

Como dissemos, o gás continua no estado gasoso quando atinge as condições normais de temperatura e pressão, já o vapor não.
Por exemplo, supondo que existe um gás e um vapor em um determinado ambiente, na temperatura de 20°C e pressão de 760mm Hg.
Se aquecermos esse local, de modo que agora ele atinga 25°C, o gás continuará no estado gasoso, já o vapor passará a ser líquido ou sólido.

Uma outra diferença entre gases e vapores é que os vapores podem mudar seu estado físico (entre sólido, líquido e gasoso) através da mudança nos valores de pressão ou de temperatura (ou de ambos), já os gases só mudam de estado físico quando há uma variação no valor da pressão E da temperatura, ou seja, tem que existir uma combinação tanto do valor da pressão como no da temperatura, para que haja uma mudança nos estados físico.

Esses fatores se devem aos níveis de concentração da substância, que como já vimos, são extremamente importantes para o estudo e trabalho da Higiene Industrial.

Diferente dos aerodispersoides, os gases não se aglomeram nem se sedimentam. Suas moléculas estão sempre separadas, não se juntam, como algumas substâncias químicas.

A água, que sai de uma chaleira, está na forma de vapor. Outro exemplo de vapor, é o vapor de gasolina. Exemplos de gases são os que formam o ar, como por exemplo o oxigênio e o nitrogênio.

Classificação de gases e vapores

Agora que estudamos o que são gases e vapores, bem como sabemos suas principais características e diferenças, vamos estudar sua classificação, que é o que mais importa, falando de Segurança e Saúde do Trabalho.



Classificamos os gases como:

  • Gases asfixiantes

São os que provocam o efeito da asfixia, que é popularmente conhecida como a 'falta de ar'.
Ou seja, são gases que fazem reduzir os níveis de concentração do oxigênio nas células. Isso pode levar à sérios danos físico para a saúde do trabalhador, inclusive a morte.

Existem gases asfixiantes químicos e os simples (como anestésicos, usados em hospitais e clínicas odontológicas).

  • Gases tóxicos

São os gases que possuem substâncias tóxicas.
Ou seja, seu grau de periculosidade vai depender da substância, da dosagem (concentração desta no gás) e do tempo de exposição.

Os gases que saem do escapamento de carro são exemplos de gases tóxicos.

  • Gases combustíveis ou inflamáveis

São os gases facilitadores de incêndios e explosões, ou seja, são gases que podem explodir ou inflamar.
Para que ocorra um incêndio ou explosão, é necessário a existência do gás e do ar (em quantidades mínimas), além de uma ignição (algo que faça se iniciar o fogo).

Hidrogênio, que era usado em Zepellins, eram feitos de hidrogênio e por isso pegavam fogo facilmente, o que ocasionou muitos acidentes no decorrer da história. Dentre eles, o acidente do dirigíível LZ 129 Hindenburg, que em 1936 matou 36 pessoas, ao chegar nos Estados Unidos, de uma viagem vinda da Alemanha, por conta de um incêndio que se potencializou devido ao uso do gás hidrogênio nos dirigíveis.

Antes das guerras mundiais, foi considerado um dos piores acidentes da história da humanidade.
Foi uma espécie de Titanic dos ares, e este desastre é o que foi mostrado na imagem inicial deste artigo.

Nenhum comentário:

Texto 100% original e todas as imagens são livre para uso e foram obtidas em http://commons.wikimedia.org