Mapas de risco para um ambiente de trabalho

Nesta aula de nosso curso de Higiene Industrial e Segurança do Trabalho, vamos falar sobre o mapa de risco, umas das atitudes mais relevantes e que podem prevenir acidentes e reduzir consideravelmente os riscos em ambiente de trabalho.

Clique aqui para obter seu certificado de Segurança do Trabalho e entre já no mercado de trabalho!

O que é um Mapa de Risco ?

Como o próprio nome pode bem sugerir, um mapa de risco é realmente um mapa, um desenho, esquema de figuras, fluxogramas ou diagramas que visa alertar sobre os principais riscos naquele ambiente de trabalho, especificamente.

Embora possa ser elaborado de várias maneiras, o mapa de risco padrão é feito com círculos, vários, de vários tamanhos, cores e localizações.

Essas cores, porém, não escolhidas aleatoriamente, pois há uma classificação dos riscos ambientais, onde esse padrão é altamente recomendável, embora o mapa possa ser feito de outras maneiras.

As cores são definidas uma para cada tipo de grupo de riscos.
Por exemplo, a cor verde é usada para Riscos Físicos, já a cor vermelha é usada para Riscos Químicos.
Isso foi estudado no artigo passado de nosso curso, sobre Classificação dos Riscos Ambientais em grupos de Cores.

Para que serve um Mapa de Risco ?

O objetivo dos mapas de risco em todo e qualquer ambiente de trabalho é o de informar e orientar todos os funcionários daquele ambiente sobre os riscos existentes.

Os mapas identificar e deixam claro os maiores problemas e riscos de cada setor de uma empresa, fábrica ou indústria.
Com esta orientação e 'alerta' para todos, há a redução dos acidentes, pois há uma maior conscientização dos funcionários.

Esses avisos e orientações ajudam bastante o trabalho de todos os profissionais de Segurança no Trabalho, sejam técnicos, médicos ou engenheiros, pois uma das funções destes trabalhadores é sempre educar os funcionários.

Os mapas de riscos devem conter um levantamento completo e detalhado de todos os setores e locais de trabalho, além de fornecer o máximo possível de informações sobre os riscos de cada ambiente, bem como as orientações para se trabalhar e se portar naquele local (uso de EPIs, EPCs, orientação de uso de máquinas, ferramentas etc).



Quem cria os Mapas de Risco ?

Os mapas são criados pelo máximo de pessoas possíveis, sejam profissionais da área de segurança laboral, empregados e empregadores, pois é um trabalho sumariamente participativo.

Por mais que você estude, se informe e se capacite como profissional de Segurança e Higiene do Trabalho, os trabalhadores, que lidam com suas funções diariamente, sempre terão uma boa noção e detalhes dos riscos que eles se expõem, que muitas vezes passam despercebidos por nós.

Por isso, é imprescindível que os trabalhadores auxiliem e opinem durante a criação dos mapas de riscos. E esta criação deve ser liderada por você, profissional de Segurança e Medicina Ocupacional.

Como criar um Mapa de Risco

Agora que você já sabe o que, para que serve, como funciona e quem deve criar o mapa de risco, vamos explicar como você deve fazer para criar, ou liderar a criação de um.

Como havíamos dito, os mapas padronizados são compostos por círculos. Antes de pintarmos as cores, devemos escolher o tamanho das bolas que irão representar os riscos.

Os círculos menores irão representar os riscos menores, os círculos médios os riscos médios, e obviamente, os círculos maiores indicam os riscos grandes.

Curso de Saúde e Segurança Ocupacional


O próximo passo é ir selecionando os trechos do ambiente, pesquisando e levantando dados, como: quantas pessoas trabalham ali, o sexo, faixa etária, que equipamentos usam, o que fazem, saber se já ocorreram acidentes ali e checar, entrevistando os trabalhadores e usando seus conhecimentos como profissional de Segurança do Trabalho para identificar os riscos existentes.

Após identificar, você deverá saber o que fazer para eliminar ou minimizar o máximo possível esses riscos, como orientação, uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva).

Feito isso, use uma planta do local e vá colocando os círculos em cada ambiente, e pintado-os conforme os tipos de riscos existentes naquele local.

Segurança do Trabalho

Nenhum comentário:

Texto 100% original e todas as imagens são livre para uso e foram obtidas em http://commons.wikimedia.org