O que faz e onde atua um profissional de Segurança do Trabalho

Certificação do Curso online, completo e grátis de Segurança no TrabalhoNa aula passada, de nosso Curso de Segurança no Trabalho, definimos o que é Segurança do Trabalho, bem como o que estuda e o que ela faz,além de explicarmos um pouco a importância desse tipo de profissional.

Porém, falamos da área, mas agora vamos falar do profissional da Segurança do Trabalho.
O que ele faz, exatamente?
Onde ele trabalha?
O que ele faz no seu dia-a-dia?
Onde é contratado?
Que empresas contratam um profissional dessa área?

Clique aqui para obter seu certificado de Segurança do Trabalho e entre já no mercado de trabalho!

Tipos de profissionais da Segurança no Trabalho

Embora o nome seja um só, Segurança no Trabalho, não existe somente um tipo de profissional dessa área.
É um setor tão amplo e importante, que existem diversas categorias e segmentos.
Porém, todos devem ter conhecimentos básicos e comuns, que serão explicados aqui em nossa apostila online de Segurança no Trabalho e Higiene Industrial.

É possível, inclusive, ser formado e atuar em outra área e se especializar em Segurança no Trabalho.
Por exemplo, nessa área existem médicos, engenheiros e advogados.

Se você gosta da área de saúde, pode ser um médico, enfermeiro ou profissional de saúde que irá analisar os riscos e condições de trabalho em uma empresa ou indústria, checando se os trabalhadores possuem condições de saúde adequadas para trabalhar.

Prefere exatas? Que tal trabalhar em obras de engenharia, estações de rádio, televisão, telefonia ou outros tipos de telecomunicações?
Esses profissionais avaliam se o ambiente é seguro para trabalhar com maquinário pesado, se estão protegidos contra choques e acidentes elétricos, avaliar as condições dos elevadores dos operários, se estão usando o tipo certo de capacete, botas ou luvas.
Sim, por exemplo, existem luvas para se trabalhar com cimento e outra para trabalhar com eletricidade, sabia? Pois é, poucos sabem. E uma pessoa usando esse simples equipamento de segurança, mas usando o modelo errado, poderia facilmente morrer ao encostar em uma fiação.

Gosta de Legislação, normas, regras, setor judiciário?
Você pode trabalhar no setor legislativo, vendo se as empresas estão seguindo à risca as normas estabelecidas e obrigatórias.
Pode trabalhar junto a trabalhadores que se acidentaram e estão inválidos, por culpa de empresas que não seguem as normas de segurança no trabalho e colocam seus funcionários em risco.

Se quiser algo com mais ação, existem bombeiros especializados na segurança do trabalho.
As empresas devem ter sistemas contra incêndio, contra terremotos (dependendo do país que você trabalhe), chuvas, ventos fortes e outros fenômenos naturais.
Sabe aquele incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria/RS ?
Pois é, teria sido facilmente evitado se eles tivessem contratado (como é obrigado) um profissional da segurança do trabalho para avaliar as condições do local.

Demos apenas alguns exemplos, mas como podem ver, as áreas são muitas e não para por aí, também trabalham nessa área:
Peritos, especialistas em Comunicação, em doenças, infecções, instalações, cientistas que fazem pesquisas de novas formas de segurança, há pessoas responsáveis por verificar a iluminação e temperatura de locais, dentre uma infinidade de outras coisas.



Onde o profissional de Segurança do Trabalho atua ?

Em todas, em absolutamente todas as áreas profissionais existem pessoas responsáveis pela segurança laboral.

"Há, eu trabalho em um escritório com computadores. Óbvio que não precisamos de um profissional assim".
É uma empresa? É regulamentada? Então precisa.
Em um simples escritório, podem acontecer incêndios, curto-circuitos, falta de energia, uma goteira ou sistema hidráulico mal instalado pode queimar algum equipamento, um parede ou teto que foi construído errado pode desabar dentre uma série de outros riscos.

Seja numa empresa, indústria ou simples lojinha, no mínimo uma avaliação de um profissional da área de segurança no trabalho será necessário.
Na verdade, não é necessário, é obrigatório.

As leis brasileiras, e de outros países, dizem que todo e qualquer tipo de empresa, de qualquer tamanho, devem obedecer normas específicas de condições laboral.
Existem diversas empresas que fornecem cursos de capacitação e serviços de consultoria nas área de Segurança do Trabalho e Higiene Industrial. Seus serviços são contratados por outras empresas e indústrias, que buscam por profissionais mais qualificados para fazer algum tipo de trabalho, verificação e inspeção, ou mesmo para capacitar seus próprios funcionários.

Nenhum comentário:

Texto 100% original e todas as imagens são livre para uso e foram obtidas em http://commons.wikimedia.org