Acidentes no trabalho

Curso de Segurança no Trabalho e Higiene Industrial, online e gratuitoSe ainda é estudante ou trabalha em um local tranquilo, como um escritório ou pequena loja, nunca deve ter se preocupado com acidentes no trabalho.

Mas eles ocorrem, e são muitos. Além de toda a pior parte de um acidente, que é a saúde das pessoas, eles geram incontáveis prejuízos para as empresas, indústrias e governos.

Nessa aula de nosso curso de Segurança do Trabalho, vamos falar mais sobre os acidentes do trabalho, como ocorrem, por quê, os prejuízos que acarretam.
Ao término dessa lição você saberá o motivo de tanto estudo, leis e regulamentações sobre o ambiente de trabalho.

Vai perceber também o quão importante são os profissionais dessa área, pois salvam vidas, empresas e governos.

Clique aqui para obter seu certificado de Segurança do Trabalho e entre já no mercado de trabalho!

Causas dos acidentes que ocorrem no trabalho

Dentre os vários tipos de acidentes que podem vir a ocorrer em uma empresa, podemos destacar os que ocorrem por conta de:
  • Más condições de trabalho, ambiente e equipamento: trabalhar em um ambiente sujo, mal iluminado, com equipamentos antigos, quebrados, mal higienizados e mal utilizados são um dos principais motivos de acidentes na indústria, em qualquer lugar do mundo
  • Ritmo acelerado de produção: todos os chefes e empresas querem o máximo de seus funcionário, que trabalhem mais, sejam mais eficientes e que produzam mais. Porém, isso pode ocasionar estresse, fazer que os trabalhadores fiquem mais cansados, nervosos e distraídos. Nesse estágio, um acidente fica mais provável de acontecer
  • Assédio: humilhar, xingar, desrespeitar ou ser preconceituoso com alguém é considerado assédio moral, e além de ser crime, deixa a pessoa depressiva, nervosa e desatenta ao trabalho
  • Desconhecimento dos direitos e deveres trabalhistas: não saber o que se deve fazer por obrigação e o que se deve receber por direito acabam por ocasionar pessoas sendo exploradas, fazendo um trabalho de maneira errada e, consequentemente, aumentando as chances de que um acidente aconteça no ambiente de trabalho

Os principais tipos acidentes de trabalho




A pior, e mais preocupante, consequência de um acidente é a morte, pois é algo irreversível.
Porém, não é o único problema.

As empresas e indústrias relatam que os principais acidentes de trabalho ocasionam:
  • Fraturas
  • Amputações
  • Luxações
  • Invalidez: impactos fortes, além de provocar o que foi dito anteriormente, pode deixar uma pessoa inválida, em estado vegetativo
  • Queimaduras: acontecem em situações de incêndio e eletricidade, por exemplo
  • Deficiência física: muito comum em canteiros de obras
  • Deficiência auditiva: ocorre em ambiente com altos ruídos
  • Deficiência visual: em indústrias metalúrgicas, se não forem usados acessórios para cobrar os olhos (como em uma soldagem), podem acontecer acidentes na região ocular
  • Mortes: pode ocorrer em todo e qualquer ambiente de trabalho que não segue as normas da segurança do trabalho
  • Depressão, ansiedade e outros problemas psicológicos e psiquiátricos: problemas ocasionados por assédio moral ou más condições de trabalho (estresse e pressão, por exemplo)
  • LER (Lesão por Esforço Repetitivo): sim, mesmo uma secretária que fica sentada digitando pode se acidentar, por repetir um esforço de forma errada (se sentar de forma errada, digitar sem apoio etc), ocasionando problemas futuros (tendinite) e diários (dores, inflamações)

Acidentes acontecem...

Você deve saber que todos os dias milhares de pessoas morrem por conta de bebidas, drogas, cigarros, acidentes no trânsito, não é? Acha isso preocupante? Claro, todos acham.
E algo que mata mais de 6 mil pessoas todos os dias no mundo, e não estão nesses exemplos, é algo preocupante?

Não, não estamos falando de alguma guerra ou epidemia.
Saiba que hoje, mais de 6 mil pessoas morrerão por conta de acidentes do trabalho, ou doenças por conta de suas atividades laborais. Veja:

E o pior disso é que todas esses acidentes poderiam ter sido evitados se as empresas e indústrias obedecessem as regras e normas relativas às segurança no trabalho.
Note a importância dos profissionais dessa área: 6 mil vidas diárias.

E quem afirma isso é a OIT (Organização Internacional do Trabalho), orgão da ONU. 
E com os países do BRIMC (Brasil, Rússia, Índica, México e China) a tendência é aumentar esse número de acidentes no trabalho, pois são países em desenvolvimento, que estão crescendo muito (consequentemente há um crescimento no setor industrial e trabalhista), mas ainda são países pobres, com problemas financeiros e que não seguem muito à risca as normas de segurança no trabalho.

Mas isso são as mortes, se formos contar os acidentes não-letais, temos o astronômico número de quase 300 milhões de acidentes de trabalho ao redor do mundo. Só no Brasil são mais de 700 mil, só os devidamente registrados. Isso inclui doenças, acidentes leves (que necessitam que o trabalhador falte algum dia de trabalho), até deficiência visual, física, mental e invalidez.

E se está mortes são o que há de pior, doenças e problemas físicos decorrente de acidentes são também ruins, isso ainda afeta a Economia do mundo, pois cerca de 4% do PIB mundial é gasto por conta de todos esses acidentes.


...mas podem ser evitados

O objetivo desse curso de Segurança do Trabalho é justamente mostrar que todos esses acidentes e mortes podem ser evitados.
Isso exige cuidados e disciplina por parte das empresas, e devido treinamento e consciência dos trabalhadores.

Os responsáveis por ensinar, fiscalizar e conscientizar tanto trabalhadores como empresas, são os profissionais de segurança no trabalho, vocês. E isso irá exigir estudo de diversas ciências e tecnologias.
Ao decorrer de nossa apostila online vamos ensinar como evitar todos esses acidentes, através de exemplos e explicações práticas.

Nenhum comentário:

Texto 100% original e todas as imagens são livre para uso e foram obtidas em http://commons.wikimedia.org