Vibrações no ambiente de Trabalho - Como evitar

Curso de Segurança do Trabalho e Higiene Industrial grátis online e compleo
Agora que já explicamos o que é a vibração no ambiente de trabalho, bem como falamos das principais doenças e problemas ocasionais pelos movimentos vibratórios, vamos falar como evitar, amenizar e até mesmo eliminar as vibrações.

 Como podem ver, para se tornar um profissional de Segurança do Trabalho é necessário aprender o que são os problemas, o que ocasiona e como neutralizar ou evitar tais problemas, mostrando que os profissionais de segurança industrial são bastante informados e tem que estudar bastante.

Mas o Curso de Segurança do Trabalho está aqui para te ajudar, ensinar e sanar suas dúvidas, em todas as etapas dessa fascinante jornada, que é se tornar um profissional de segurança laboral, um âmbito de crescimento incrível atualmente.
Vamos aos estudos.

Clique aqui para obter seu certificado de Segurança do Trabalho e entre já no mercado de trabalho!

Tipos de vibração que podem prejudicar o trabalhador

Há, basicamente, dois tipos de vibrações e elas são definidas baseadas em que parte do corpo do trabalhador ela atua e prejudica.

Então, elas se dividem em generalizadas e locais, e falaremos sobre elas em detalhes nos seguintes tópicos de nossa apostila online de Segurança no Trabalho.

Vale salientar que, não importante o tipo de vibração, local ou de geral, se ela for prejudicial ao trabalhador, este tem o direito de usar EPI (Equipamentos de Proteção Individual), além de ser necessário um rodízio entre os profissionais que irão estar submetidos aos efeitos da vibração, bem como períodos de descanso, visando o afastamento de tal ambiente insalubre.

Vibração localizada

Trabalhador em risco de segurançaA vibração local é aquela que atua e afeta somente uma determinada região do corpo do trabalhador, como em membros superiores e inferiores.
Um exemplo clássico de vibração localizada é o que ocorre com trabalhadores que utilizam furadeiras, cujo região afetada é a dos membros superiores, principalmente as mãos.

Uma solução geral é a utilização de material que amorteça tais vibrações, como luvas anti-vibratórias, que devem ser de uso obrigatório caso se trabalhe com maquinário vibrante pesado.

Ao lado, um exemplo de profissional que não está respeitando as regras da segurança do trabalho e que está colocando sua saúde em risco. Ele está se expondo ao risco das vibrações, que poderá ocasionar a Doença do Dedo Branco ou Síndrome de Raynoud, além da possibilidade de se ferir com o maquinário.
Infelizmente tais situações de risco são bastante comuns no Brasil.


  • Luvas anti-vibração

Doença do Dedo Branco ocasionada por vibraçãoNo artigo passado de nosso curso online de Segurança Industrial, frisamos bem a doença mais comum que é ocasionada no ambiente do trabalho, que é a Síndrome de Raynoud.

Esse problema é um distúrbio ocasionado nas mãos dos trabalhadores devido ao movimento vibratório de determinados equipamentos, que alteram o fluxo de sangue na mão da pessoa, que começa a ficar com as pontas dos dedos brancas.

Vibração como evitar e prevenir usando EPI da DannyIsso ocasiona uma perda de sensibilidade, podendo levar a problemas mais sérios caso a atividade desempenhada pelo trabalhador dependa do tato. E o problema, caso não seja devidamente tratado, pode levar até mesmo à amputação dos membros, caso haja gangrena nos dedos do trabalhador.

Uma maneira de aliviar tais vibrações é através de luvas anti-vibração, como estas da foto da DANNY EPI.
Ela visa atenuar o impacto da vibração das máquinas (movimento rápido de vai-e-vem, que ocasiona impacto nas mãos do trabalhador) com a mão do indivíduo.

Vibrações generalizadas ou de corpo inteiro

Curso de Segurança do Trabalho online grátis e completo com certificadoComo o próprio nome diz, vibrações generalizadas, ou de corpo inteiro, são aquelas em que o corpo inteiro do funcionário vibra.
Esse tipo de vibração é comum quando se trabalha dentro ou em cima de uma máquina que vibra, como os profissionais que manobram um trator.

A solução para vibrações de corpo inteiro é o uso de materiais que amorteçam ou neutralizem o impacto sobre o local de contato.

Um exemplo de amortecimento é o estofamento, como uma espécie de almofada ou bolsa de ar, para trabalhadores que ficam sentados dentro de um maquinário que vibra, como um trator.

Carros e outros veículos automotivos que possuem suspensão também ajudam a reduzir os níveis de vibrações, que seriam incômodos ao trabalhador. Nesse caso, um assento bem amortecido também complementaria a segurança à saúde do trabalhador.

Vibrações por falhas técnicas

Muitos casos de vibrações em equipamentos são ocasionados por falhas técnicas.
Como é comum em nosso país o desleixo com manutenção e prevenção de bens, esse tipo de problema é provavelmente o mais comum que causa vibração em um ambiente laboral.

Várias vibrações poderiam ser evitadas com um ajuste e correta manutenção de peças.
Estas provocam vibrações quando não estão bem encaixadas, acopladas ou lubrificadas.

Vibrações também são ocasionadas quando pneus(ou outros tipos de suporte) não estão adequadamente calibrados.

Uma má uso de uma máquina, ocasionado por falta de treinamento e orientação ao trabalhador, também poderá ocasionar em vibrações. Isto é resolvido com uma educação correta de uso de aparelhos vibrantes ao funcionário.

Nenhum comentário:

Texto 100% original e todas as imagens são livre para uso e foram obtidas em http://commons.wikimedia.org