Calor - Trabalhos em altas temperaturas

Calor no ambiente de trabalhoVamos agora falar de um dos riscos físicos mais comuns e que mais incomodam os trabalhadores, que é o calor excessivo.

Esse tipo de risco físico engloba uma gama gigantesca de tipos de trabalho, problemas e prevenções que devem ser tomadas para garantir a saúde e bem-estar dos trabalhadores.

Nesse artigo de nosso Curso de Segurança do Trabalho vamos iniciar nossos estudos sobres os riscos e problemas gerados pelo calor.



Clique aqui para obter seu certificado de Segurança do Trabalho e entre já no mercado de trabalho!

O risco físico do Calor Excessivo

Como dissemos na introdução desta aula, os exemplos de trabalhos que expõem os trabalhadores ao calor excessivo são inúmeros, de modo que é impossível citar todos, mas vamos citar os principais:
<

  • Trabalho em ambiente natural


A maneira mais clara que podemos notar em que o calor prejudica o trabalhador são através dos serviços ao ar livre, como de construção civil, extração (minerais), pesca, motoristas e cobradores de ônibus, caminhoneiros e uma infinidade de outros trabalhadores, principalmente em localidades em que as temperaturas são mais quentes ou em estações do ano em que o calor prevaleça.



  • Comércio de alimentos


Outro tipo comum de trabalho em que o funcionário está exposto ao calor são os referentes ao trabalho que utilizam o calor na preparação de alimentos, como churrasqueiros, cozinheiros, padeiros e pessoas que cozinham, de um modo geral.

Por ser uma atividade comum e cotidiana, esse tipo de trabalho é um dos mais difíceis de fiscalizar.


    Curso de Segurança do Trabalho
  • Fábricas Metalúrgicas


O aquecimento é um processo muito comum, nos mais variados tipos de fábricas, para a fabricação dos mais diversos tipos de produtos. As fábricas que produzem vidro, por exemplo, são totalmente dependentes do calor das fornalhas para fabricar e moldar os vidros. Mas para isso, é necessário que seus trabalhadores estejam em constante contato com fornos e altíssimas temperaturas.




    Curso de Higiene Industrial
  • Indústrias Siderúrgicas


Estas são as que mais trabalham com o calor, principalmente as indústria metalúrgicas, que para fabricar e moldar metal precisam de fornalhas e maçaricos dos mais potentes possíveis.

Outros exemplos de indústrias que se utilizam do calor para produzir seu produto, que são as de maior porte e que mais fazem uso do calor, são as indústrias siderúrgicas.

Nenhum comentário:

Texto 100% original e todas as imagens são livre para uso e foram obtidas em http://commons.wikimedia.org