Identificar, avaliar e eliminar ou reduzir riscos

Agora que já sabemos o que são riscos, em termos de Segurança e Higiene do Trabalho, vamos aprender as principais estratégias adotadas para lidar com os riscos.

Clique aqui para obter seu certificado de Segurança do Trabalho e entre já no mercado de trabalho!

A análise de riscos

Podemos avaliar se um dado ambiente ou condição de trabalho é perigoso através da avaliação dos riscos existentes, ou seja, analisando as possibilidades e probabilidades de que algum problema venha a ocorrer, como um acidente.

O primeiro passo de uma análise de risco é identificar o risco, e somente um profissional qualificado que pode fazer tal tarefa, pois muitos riscos passariam despercebidos aos olhos de empregados, chefes e pessoas comuns. Esse é um dos motivos de existirem uma gama de profissionais de segurança no trabalho, pois existem especialistas para cada tipo específico de risco.

Após a identificação do risco, é necessário agora quantificar e qualificar o risco, ou seja, vamos estudar e ver em que tipo de risco ele se enquadra, e o quão perigoso e quanto ele oferta risco ao trabalhador.

Como estamos estudando o ramo de segurança NO TRABALHO, vamos nos focar apenas nos riscos que envolvem o trabalhador e o ambiente de trabalho, são os chamados riscos profissionais, que se dividem em riscos ambientais e riscos operacionais, assuntos já abordados em nossa aula passada.



Como reduzir os riscos profissionais

Vamos agora explicar o que deve ser feito caso seja constatado um risco em ambiente de trabalho.
Tal estratégia serve para ambos tipos de risco.

Quando o profissional de Segurança no Trabalho detecta um risco, obviamente o primeiro desejo e planejamento de ação é a eliminação do risco. Pois é óbvio que o ideal e mais indicado é que tal risco profissional não exista.

Porém, um ambiente 100% livre de risco é praticamente impossível, fazendo bem pouco provável também uma eliminação total dos riscos.
Sendo assim, o próximo passo é tentar reduzir ao máximo, neutraliza o quanto for possível os possíveis focos de risco e perigo.

Avaliado, qualificado, quantificado e reduzido os riscos, é hora de proteger o trabalhador. Para isso, faz-se uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e/ou EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva), que são itens básicos e importantíssimos na maioria das fábricas, indústrias, empresas e outros ambientes de trabalho.
São de tão importância que trataremos em várias aulas de nosso curso online grátis de Segurança do Trabalho.

E por fim, em nada adianta somente reduzir, eliminar e proteger o trabalhador, este deve ter ciência dos riscos.

Para isto, é necessário que todos os trabalhadores sejam educados, orientados e treinados para as mais diversas situações, ambientes de trabalho bem como o uso de EPIs e EPCs.

Por mais que se tenha ótimos profissionais de Segurança e Medicina Laboral, se um funcionário não obedecer as regras e orientações, os riscos de problemas aumentarão, bem como os acidentes.

Como já dissemos em várias oportunidades aqui em nosso curso, o profissional de Segurança no Trabalho é muito versátil e letrado, tendo que estudar vários campos profissionais, e um deles é o campo pedagógico, pois todo profissional desta área deve ser um professor, já que irá ensinar, e em muitas oportunidades, seus conhecimentos aos funcionários.

Portanto, são qualidades básicas e essenciais, para ser um bom profissional de Segurança no Trabalho, a comunicação.

Nenhum comentário:

Texto 100% original e todas as imagens são livre para uso e foram obtidas em http://commons.wikimedia.org