Os riscos operacionais, ambientais e classificação de riscos

Nesta aula de nosso curso online de Segurança no Trabalho e Higiene Industrial, vamos explicar o conceito de risco, bem como estudar suas duas importantes categorias e classificação de riscos: os ambientes e operacionais, dando introdução a um importante ramo de estudo dos profissionais de segurança no trabalho.

Clique aqui para obter seu certificado de Segurança do Trabalho e entre já no mercado de trabalho!

Riscos de acidente no ambiente de trabalho

O objetivo de todo e qualquer profissional de Segurança, Medicina ou Engenharia do Trabalho é impedir os acidentes.

Isso é tão verdade que muitos profissionais são demitidos e alguns até processados, caso não executem de maneira correta suas funções, pois trabalhar nesse ramo é trabalhar com vidas. Um erro, e muitas pessoas podem pagar caro, até com a morte.

Uma maneira de prevenir os acidentes é através da avaliação dos riscos. Por risco entenda a possibilidade, ou probabilidade, de um evento ocorrer (no caso, um acidente).

À rigor, eliminar 100% o risco de um acidente ou incidente, é quase impossível. Essa é uma das razões da área de Segurança no Trabalho mudar e evoluir tanto, pois seus profissionais estão sempre buscando maneiras de evitar cada vez mais os acidentes.

Visando classificar, avaliar e agrupar melhor os riscos, para que sejam mais facilmente identificados e tratados, costuma-se classificar os riscos profissionais em duas grandes categorias: os ricos operacionais e os riscos ambientes.


Riscos Operacionais

Como o próprio nome pode sugerir, este tipo de risco ocorre em operação de alguma função, ou seja, durante a execução do trabalho, no ambiente laboral.

Como exemplos de riscos que podem levar à acidentes em ambiente de trabalho, podemos citar o trabalho com maquinário pesado, ambientes molhados e escorregadios, obras de construção civil, mal uso de instrumentos etc.

Estes tipos de problemas são detectados, avaliados e trabalhados pelos profissionais de Segurança no Trabalho, que iniciam seus trabalhos já na fase de projeto do trabalho, organizando o projeto laboral para que inclua os meios necessários para a execução das atividades de segurança.

Riscos Ambientais

O segundo tipo de risco são os ambientes, que são estudados e tratados por profissionais de Higiene Industrial.

Dentre os riscos ambientais, que são vários, e além dos riscos operacionais, podemos ainda classificar os riscos:

  • Riscos Comportamentais: são os que levam em questão a situação psicológica, psíquica e de comportamental do trabalhador
  • Riscos Ergonômicos: este assunto, que é tratado em detalhes pela NR 17 trata dos riscos e problemas ocasionados pela postura, movimentação e esforço do trabalhador (maneira de se sentar, andar, repetição de movimentos, maneira que usa uma máquina ou ferramenta etc)

Ou seja, vemos que podemos classificar os riscos em dois grandes tipos: os que são de fatores externos, controlados pela natureza, que são os ambientais, e os riscos que são provocados diretamente pela ação do homem, que são os riscos operacionais.

Outra classificação de riscos

Os riscos existentes são muitos, e podem ser classificados pelo seu nível de periculosidade, pelo tanto que afeta a saúde do trabalhador, a sua capacidade laborativa, ao seu desempenho, aos fatores que ocasionam os riscos, as consequências etc etc.

É possível classificar de muitas maneiras os riscos em ambiente do trabalho, pois os números de riscos existentes também são grandes. 

Por isso, vamos apresentar aqui outra maneira de classificar os riscos, que é a maneira que mais iremos usar aqui, em nosso curso de Higiene Industrial e Segurança no Trabalho:

  • Riscos Químicos: substâncias químicas, como gases tóxicos
  • Riscos Biológicos: vírus, bactérias, germes etc
  • Riscos Físicos: sons, vibrações, calor, frio, vento, insolação etc
  • Riscos Ergonômicos: movimentação do corpo, má postura, esforços repetitivos, esforço visual, fatores psicológicos etc

Nenhum comentário:

Texto 100% original e todas as imagens são livre para uso e foram obtidas em http://commons.wikimedia.org