Substâncias tóxicas como Risco Químico - O que são e como identificar

Como identificar a toxicidade de uma substânciaNeste artigo de nosso Curso de Segurança do Trabalho, vamos falar de algumas substâncias químicas que oferecem risco ao trabalhador, que são ditas substâncias tóxicas.

Veremos o que são substâncias tóxicas e os principais fatores que influenciam, caracterizam e definem uma substância química como tóxica (nociva) ou atóxica (quando não há risco), tudo isso voltado ao aspecto de Segurança e Higiene no ambiente laboral.



Clique aqui para obter seu certificado de Segurança do Trabalho e entre já no mercado de trabalho!

Toxicidade - Quão nociva é uma substância química

Sempre que pensamos em uma substância tóxica logo nos vem a mente a ideia de venenos, substâncias radioativas e outras coisas letais, incomuns e extremamente perigosas. Mas essa é uma visão leiga.

Não existem substâncias absolutamente tóxicas. A nocividade de uma substância vai depender não somente do tipo de elemento, mas também de outros fatores, como a exposição, dosagem e a maneira que ocorreu o contato.

À rigor, qualquer substância pode ser perigosa, vai depender da maneira como lidamos com ela. A água, por exemplo, deve ser usada para alimentação e higiene. Porém, ficar muito tempo em contato com água pode fazer mal à saúde, bem como tomar água em excesso. Em exaustivos treinamentos físicos, como militares, onde a pessoa fica muito suada, tomar água mesmo em níveis normais é extremamente prejudicial, pois fará com que esta elimine sais minerais importantes ao corpo, junto com o suor.

Esses exemplos mostram que não existe uma substância tipicamente tóxica ou atóxica (que não apresenta toxicidade), tudo vai depender da maneira com que estas substâncias são tratadas, manuseadas e usadas.



Substâncias tóxicas

Há um ditado popular que diz "A diferença entre um remédio que cura e um veneno é apenas a dosagem". Sabe aquele comprimido milagroso que para na hora sua dor de cabeça?

E os remédios para pressão que salvam milhões de vida todos os dias? Pois é, funcionam assim pois tem a quantidade exata de substância. Porém, se tomar demais, esses remédios podem levar à morte.

O que é, então, uma substância tóxica ?
Como saber que uma substância apresenta riscos a saúde de uma pessoa, benefícios ou é indiferente? O que caracteriza e conceitua a toxicidade?

Para responder essas questões, precisamos analisar algumas informações, que são os fatores que vão influenciar na toxicidade de uma substância, que são:

  • Dosagem - Como explicamos no exemplo da água e dos remédios, não existem substâncias prejudiciais ou benéficas, tudo irá depender da dosagem. Existem elementos químicos que são usados como venenos e também como remédio, o que vai variar é a dosagem, a concentração da substância em questão é que vai dizer se tal elemento é tóxico ou não.
  • Via de administração - Uma substância pode apresentar riscos dependendo da maneira com que ela entra em contato com o corpo de uma pessoa. Algumas substâncias, em contato com a pele, como protetor solar, poderão causar benefícios, mas se entrarem em contato com o sistema digestivo ou circulatório, por exemplo farão um grande mal à saúde. O shampoo, por exemplo, é amplamente usado no couro cabeludo, mas ao menor contato com os olhos, trará problemas de irritação no globo ocular. Isso mostra que o fato de uma substância ser tóxica ou não vai depender da maneira como ela é administrada
  • Exposição - todos sabem que a radioatividade é extremamente prejudicial à saúde. Mas como trabalham, então, os técnicos em radiologia? Não é arriscado? Depende. Depende do tempo que eles ficam expostos aos raios radioativos (se for por breves períodos, não haverá problemas). Então, para uma substância ser categorizada como tóxica, isso vai depender do tanto que o trabalhador está exposto e o tempo que dura essa exposição


Nas próximas aulas de nosso curso online, vamos aprender como classificar as substâncias tóxicas e estudar a interação que elas possuem, uma com as outras e até mesmo com substâncias consideradas atóxicas (não tóxicas).

Nenhum comentário:

Texto 100% original e todas as imagens são livre para uso e foram obtidas em http://commons.wikimedia.org