Riscos tóxicos - Classificação de substâncias tóxicas e das Interações Químicas

Apostila de Higiene Industrial completa e online, com certificado
Reações e combinações químicas
No artigo passado de nosso curso de Segurança do Trabalho, aprendemos o que são, como identificar e categorizar uma substância como tóxica ou não-tóxica (atóxica).


Agora vamos focar esta aula em cima das substâncias reconhecidamente tóxicas, classificando-as e analisando sua interação com outras.

Clique aqui para obter seu certificado de Segurança do Trabalho e entre já no mercado de trabalho!

Classificação das substâncias tóxicas

Uma vez identificada a toxicidade de uma substância, podemos classificar elas baseado em alguns fatores, como seriedade da intoxicação e o tempo de reação.

Essa classificação é útil para que possamos estudar e detalhar cada caso de toxicidade em um ambiente de trabalho.

O estudo e categorização de cada substância também é essencial para a Higiene Industrial, pois serão extensivamente usados por Médicos, Enfermeiros e outros profissionais de saúde que se especializaram em Segurança e Higiene do Trabalho.

Embora existam diversas maneiras de classificar e selecionar as substâncias químicas e tóxicas, vamos apresentar os dois tipos de categorização mais comuns e importantes para o nosso tipo de trabalho.


Seriedade de uma intoxicação

Podemos classificar a severidade (ou seja, o quão grave ela é), em:

  • Intoxicação leve

É aquela em que os efeitos produzidos no corpo do trabalhador desaparecem rapidamente, geralmente quando este não fica mais exposto aos agentes que causaram intoxicação. Nesse tipo de intoxicação, não é necessário uma intervenção médica, pois os problemas surtidos são reversíveis.

  • Intoxicação moderada 

É necessário cautela e perícia médica, mas os danos provocados são reversíveis e não há nenhum problema grava à saúde do trabalhador.

  • Intoxicação severa

É aquela, como o próprio nome pode sugerir, em que há um dano irreversível ao organismo do trabalhador, causando problemas graves, que podem inclusive levar a morte.

Tempo de resposta de uma intoxicação

As intoxicação nem sempre ocorrem instantaneamente ou em tempos parecidos, isso pode variar de situação para situação.
Existem muitas substâncias que são classificadas como sendo intoxicação severa, mas que ocorrem no decorrer de um longo período de tempo.

Assim, podemos classificar a intoxicação baseado no tempo em que ela levou para afetar a saúde do trabalhador.

Classificação de substâncias tóxicas de acordo com a severidade

  • Intoxicação Aguda

Tem a característica de serem rápidas, pois são as que ocorrem em um período curto (não mais que um dia), tanto por uma ou por várias exposições aos agentes que causam a toxicidade, por qualquer via.

  • Intoxicação Crônica

Ao contrário da aguda, que ocorre em breves períodos de tempo, este tipo de intoxicação ocorre em longos períodos, geralmente durante toda a vida do trabalhador.

  • Intoxicação Subcrônica 

Não ocorre de forma rápido e aguda, nem são as intoxicações que ocorrem em longos períodos de tempo, mas em um período de tempo intermediário entre estes. geralmente durante meses.

A interação de substâncias químicas

Se você lembrar bem de seus conhecimentos obtidos em suas aulas de química, deve lembrar das reações químicas, que é uma combinação de diferentes tipos de substâncias, resultando em uma outra substância, geralmente com consequências (as vezes boas, as vezes ruins).

É bem comum termos uma substância que é considerada atóxica em dadas condições, mas que ao entrar em contato com outra substância, gera uma reação violenta e se torna extremamente perigosa.

O contrário também ocorre: uma substância química que é tipicamente tóxica, tem seu risco reduzido ao entrar em contato com outra substância. Os ácidos, por exemplo, que podem ser muito tóxicos e perigosos, podem ser totalmente neutralizados por bases.

Porém, essa neutralização e potencialização irá depender da maneira que ocorre o contato, as dosagens, condições de temperatura, pressão e outros fatores.

Classificação das interações químicas

Podemos classificar as interações entre substâncias químicas como:

  • Adição

Reações Químicas - Curso de Segurança do Trabalho
Oxidação de uma moeda
Nesse tipo interação química, os efeitos das substâncias são somados. Ou seja, os efeitos produzidos isoladamente das substâncias são iguais aos efeitos delas quando combinadas.

  • Antagonismo ou subtração

É quando ocorre uma neutralização parcial ou total dos efeitos dos agentes químicos. Nesse caso, os efeitos produzidos pelas substâncias isoladas é menor que o efeito provocado por elas quando são combinadas.

  • Sinergismo

É quando o efeito produzido pela junção de duas substâncias químicas é maior que o efeito produzido por cada uma delas separadamente. Por exemplo, no fígado existem tóxicos (hepatotóxicos), que são prejudiciais. O álcool etílico também é. Porém, quando bebemos, o efeito desses dois agentes são mais fortes e provocam danos mais severos ao fígado.

  • Potencialização

É parecido com o sinergismo, pois o poder ocasionado pela junção das substâncias é maior que o poder delas separadamente. Porém, uma dessas substâncias não é tóxica (sem toxicidade), mas ela potencializa o efeito da outra, quando são unidas.

  • Independentes

Esse tipo de interação é aquele em que o efeito de uma substância não influi em absolutamente nada no efeito de outra.

Nenhum comentário:

Texto 100% original e todas as imagens são livre para uso e foram obtidas em http://commons.wikimedia.org