A propagação do fogo e as fases de um incêndio

Já estudamos sobre os princípios do fogo (tetraedro do fogo), falamos dos combustíveis, comburentes, fontes de calor, da reação em cadeia e explicamos o que é e para que serve uma Brigada de Incêndio.

Ou seja, já temos bom conhecimentos sobre fogo, e da legislação sobre o assunto, quando falamos na NR 23.
Agora vamos, de fato, estudar os incêndios em si, em mais detalhes.

Clique aqui para tirar seu certificado de Segurança do Trabalho !

Fases de um Incêndio

Para entendermos melhor como ocorre um incêndio, costumamos dividi-los em estágios bem específicos.

Isso nos ajudará a entender como se desenvolve um incêndio, as características principais de cada estágio, e no futuro irá nos auxiliar para saber como agir em cada situação e em cada estágio da propagação do fogo.

Portanto, as fases de um incêndio são:

  • Eclosão ou Início - É a fase inicial, quando começa o fogo. E a maneira que vai começar, vai depender de diversos fatores, como o tipo de combustível. Pode ser uma vela, onde o fogo começa aos poucos, ou uma explosão.
  • Propagação - É nesse estágio que o fogo vai propagar e se espalhar para outros ambientes, objetos e locais. Como estudamos, essa propagação ocorre por condução, convecção ou radiação. Algumas substâncias ajudam nesse estágio, como papel, gasolina ou álcool. Já outras, como uma parede de concreto ou cimento, vai retardar o efeito da propagação. Você saberá se o efeito da propagação será rápido ou não analisando as substâncias existentes no seu local de trabalho.
  • Combustão contínua - É quando ocorre a reação em cadeia, de maneira constante. Ou seja, o calor que foi liberado pelo incêndio já é suficiente para fazer com que outros objetos próximos entrem em combustão. Isso vai ocorrer enquanto existir combustível e comburente.
  • Redução do fogo - Também conhecido como declive das chamas. Esse é o estágio onde o calor dissipado pelo incêndio não é suficiente para continuar fornecendo calor para a continuidade para a combustão. Ou seja, o fogo vai perdendo 'força' e se extinguindo. É a fase final de um incêndio.


A propagação do calor

Durante um incêndio, existem duas principais correntes de calor, que podem contribuir para o fim ou para aumentar o processo de queima.

A corrente de ar Endofocal é aquela que leva calor para que seja feita a combustão. Ou seja, a corrente endofocal favorece o processo de combustão, e consequentemente, ajuda o incêndio.

Já a corrente Exofocal é aquele que leva o calor proveniente da queima para fora do incêndio. Ou seja, ela reduzir o incêndio, pois o calor que seria usado para queima de mais combustível é levado para fora.

É fácil notar que as correntes exofocais auxiliam para extinção do fogo, e as correntes endofocais alimentam mais ainda o fogo do incêndio.

Estes processos são resultado da propagação do calor através da convecção do ar. E esses fatos já nos mostram uma importante dica: os locais, edifícios, prédios e fábricas, devem ser construídos de modo a facilitar as correntes exofocais.

O uso de chaminés, por exemplo, faz com que a fumaça saia do local de trabalho, levando calor para fora do ambiente de incêndio, auxiliando no combate do mesmo.

Faz parte do trabalho de um profissional de Segurança do Trabalho estar cientes desses fatos e pensar nisso, para caso ocorra um eventual incêndio.

Como o fogo, calor e a fumaça se propagam em um incêndio
Propagação da fumaça em um edifício

Nenhum comentário:

Texto 100% original e todas as imagens são livre para uso e foram obtidas em http://commons.wikimedia.org