Prevenção do fogo e Causas de um incêndio

Agora que estudamos tudo sobre o fogo, e demos uma introdução ao estudo incêndios, vendo as fases de um incêndio e a propagação do calor, vamos falar sobre como evitar os incêndios.

E para estudar à prevenção de incêndios, vamos estudar os fatores e atitudes que os ocasionam.
Os curto-circuitos são um dos maiores motivos de incêndio em ambiente laboral
Curto-circuito são um dos maiores causadores de princípio de incêndio


Obtenha AQUI seu certificado

As principais causas de incêndio

Existem certas atitudes e costumes, dentro do ambiente de trabalho, que influenciam e aumentam em muito os riscos de um incêndio em local de trabalho.

Temos que ter ciência que acidentes acontecem, nas mais variadas situações e surpresas. Porém, os motivos da gigantesca maioria dos incêndios e acidentes do trabalho são ocasionados pela incompetência e falta de orientação dos funcionários.

Você, como profissional de Segurança do Trabalho, deve estar ciente dessas causas principais de incêndio, que devem ser evitadas ao máximo.

Dentre essas causas, podemos citar os principais motivos que levam ao incêndio, seja em uma empresa, indústria ou qualquer outro ambiente de trabalho:

  • Instalações elétricas mal-feitas, sobrecarregadas e 'gatos' de energia (o curto-circuito é um dos maiores motivos de incêndio)
  • Fumar em local proibido (perto de substâncias inflamáveis)
  • Uso errado de maçaricos, lâmpadas, luminárias e outros objetos que emitam calor
  • Tanques e galões de líquido inflamáveis que não são manuseados, transportados e armazenados de maneira recomendada
  • Vazamento de líquido ou gás de máquinas e ferramentas
  • Atrito de ferramentas metálicas mal conservadas
  • Máquinas elétricas, eletrônicas e digitais funcionando indevidamente, podendo aquecer facilmente
  • Lupas e espelhos que refletem o calor da luz, focando-a em um ponto que irá se aquecer


Prevenção de fogo e incêndio

Visando evitar ao máximo os riscos de incêndios, algumas medidas devem ser tomadas em um ambiente de trabalho para reduzir esse risco, como:

Higiene Industrial

Se fossemos enumerar o tanto de problemas que um local sujo, bagunçado e sem ordem pode, e traz, aos trabalhadores, as empresas dariam mais valor aos profissionais focados nessa área.

Um ambiente limpo, livre de substâncias tóxicas, gases inflamáveis e materiais com algo poder de inflamação (como papel e tecido) já evita, e muito, a chance de ocorrência de um incêndio.

Instalações elétricas e mecânicas corretas

Como já citamos, mais de uma vez, durante nosso curso de Segurança do Trabalho, os curtos-circuito são uma das razões de princípio de incêndio mais comuns existentes.

Ocorrem em casa, numa empresa, pequeno escritório ou em grandes indústrias, principalmente quando são feitas gambiarras, sobrecarregam uma simples tomada de energia ou fios descascados, que se aquecem.

A manutenção no sistema elétrico e constante cuidado com as máquinas e ferramentas, fará com que o risco de incêndio se torne cada vez maior.

Armazenamento, manuseio e transporte de substâncias inflamáveis

Fábricas que lidam com fogos de artifício, pólvora, gasolina, álcool e qualquer outra substância inflamável, que facilmente pegariam fogo (como indústria de tecidos e papéis), devem ter um cuidado maior.

Esse cuidado e atenção deve se dar durante o armazenamento de tais substâncias, na maneira que elas vão ser estocadas, nas condições do ambiente e no treinamento do pessoal encarregado do transporte, pois ao menor erro e descuido, catástrofes podem acontecer.

Treinamento, Educação e Orientação

Dentre todos os cuidados e medidas cabíveis, sem dúvida a que mais surte efeito, e é a que é de maior responsabilidade do profissional de Segurança do Trabalho, é a conscientização dos trabalhadores.

Você deverá orientar todos os funcionários da empresa que você trabalha. Explicar os riscos e problemas existentes em seu ambiente de trabalho, bem como instruir todos para caso ocorra um incêndio.

Quando cada trabalhador estiver ciente de suas obrigações e responsabilidades, terão mais cuidado, pois saberão que o fogo é um dos maiores motivos de acidentes, inclusive fatais, existentes em uma empresa.

Nenhum comentário:

Texto 100% original e todas as imagens são livre para uso e foram obtidas em http://commons.wikimedia.org