Extinção do fogo e Combate ao Incêndio

Agora que já estudamos e sabemos o que é o fogo, bem como os principais problemas de saúde ocasionados à saúde do trabalhador pelo fogo, neste artigo de nosso Curso online de Segurança do Trabalho, vamos aprender os principais métodos de extinção de fogo e combate ao incêndio.


Nesta aula, iremos aprender como extinguir, ou seja, apagar o fogo, princípios de incêndio e incêndios mesmo. São lições muito valiosas, que poucos estudaram.
Por isso, se valorize e valorize os conhecimentos que está adquirindo, colocando-os em prática. E para isso, é necessário ter seu Certificado de Segurança do Trabalho (CLIQUE AQUI e saiba como).

Extinção do fogo: Métodos e Maneiras

Para entender o que devemos fazer, e o porque, para extinguir o fogo, vamos voltar um pouco e relembrar detalhes do fogo, que estudamos no início desta seção de nosso curso, sobre fogo e combate ao incêndio.

Como dissemos antes, o fogo é, na verdade, um tipo especial de reação química, chamada de combustão. Ela também é conhecida simplesmente como queima, ou oxidação.

Para tal reação ocorrer, é necessário a existência de combustível, comburente e uma fonte de ignição, para fornecer o calor inicial para dar início ao fogo. E para este se manter, é necessário haver uma reação em cadeia.

Assim, para existir combustão, deve haver combustível, comburente e fonte de calor. Logo, para acabar com o fogo, devemos acabar com um desses três elementos.

Se tirarmos o primeiro elemento, o combustível, obviamente não vai haver fogo, pois é ele que 'queima'. Porém, quase sempre isso não vai ser possível.
Imagine uma fábrica de papel. Como eliminaríamos o combustível, o papel? Ué, não eliminaríamos, pois é o produto principal da indústria. Portanto, vamos atacar os outros elementos.

Uma maneira muito comum de se eliminar o fogo é através de abafamento ou introdução de outro gás no local do incêndio, como gás monóxido de carbono (CO), presente nos extintores de incêndios. Estas técnicas funcionam pois diminuem a concentração do comburente (oxigênio) no ambiente, que é um elemento necessário para a existência do fogo.

O terceiro elemento, que é o calor, pode ser reduzido através do resfriamento do local onde existe fogo.

O triângulo do fogo

Se para existir fogo contínuo é necessário um tetraedro, para exinguir o fogo, devemos apenas tirar uma das pernas do tripé, ou triângulo do fogo: combustível, comburente e fonte de calor. Pois, como todo tripé, tirando uma perna, ele inteiro cai.

Este método de extinção de fogo (de eliminar um elemento do triângulo do fogo) não é algo apenas teórico, da Química. Pelo contrário, a maioria dos conhecimentos obtidos em curso de Segurança do Trabalho, como o nosso, são usados na prática.

Quando um poço de petróleo ou escavação está em chamas de incêndio, é costume se fazer uma explosão controlada. Pois ao acontecer isso, o oxigênio (ou outro comburente do local) é afastado naquele momento, e o fogo se extingue instantaneamente.
Combustível, Comburente e Calor
Triângulo do fogo

Métodos de combate ao Incêndio

Vamos agora estudar, em mais detalhes, as principais técnicas e maneiras para extinção do fogo e combate ao incêndio.

Isolamento

Isolamento - Método de Combate ao Incêndio
Isolamento do fogo
A maneira mais comum de se extinguir um incêndio, é a mais óbvia e simples: isolamento.

É uma maneira bem direta: simplesmente se afasta o que está pegando fogo. Por exemplo, se um cesto de lixo está pegando fogo, deve-se afastar o cesto do local de trabalho e, principalmente, deixá-lo longe de objetos e locais que facilmente pegariam fogo.

Abafamento do fogo

Abafamento - Método de Combate ao Incêndio
Abafamento
Este método tem por fim cessar o contato do fogo com o comburente (geralmente o oxigênio).

É uma maneira simples e usada por todos, no dia-a-dia.
Geralmente fazemos o abafamento quando lançamos algum objeto sobre o fogo.

Embora extinguir um pequeno fogo seja possível com algum pano ou tecido de blusa, se o fogo for maior, facilmente este tipo de material irá pegar fogo também.

Por isso, as substâncias mais indicadas para extinção do fogo e combate ao incêndio por meio de abafamento são pós químicos secos (também conhecidos por P.Q.Q), água em forma de neblina ou dióxido de carbono (CO2).

Extinção química de substâncias inflamáveis

Este método, conhecido como extinção química, é um pouco mais complexo, e é usado em certos tipos de incêndios.
Ele extingue o fogo através de uma reação química.

Sabemos que ocorre a combustão, o fogo transforma o combustível em outra substância química. Dentre estas substâncias, são gerados vapores ou gases que, combinados ao comburente local, se tornam gases ou vapores inflamáveis.

É junto desses gases e vapores que vamos fazer a extinção química. Isso ocorre através da injeção de substâncias que irão se combinar com esses gases inflamáveis, e os tornam em outra substância, uma mistura não-inflamável.

Fazendo isso, estamos eliminando o incêndio através da eliminação da reação em cadeia.

Resfriamento

Resfriamento - Método de Combate ao Combate
Resfriamento
Já estudamos, re-estudamos, revisamos e estamos careca de saber os elementos que compõem um incêndio, e dentre eles sabemos que o calor é um elemento necessário para a existência do fogo.

A técnica do resfriamento tem por objetivo reduzir a temperatura sob qual a reação química da combustão está ocorrendo, e ao fazer isso o calor necessário para a existência do fogo cessará, fazendo com que o fogo também acabe.

Os ditos agentes extintores são substâncias como espuma especial, substâncias químicas específicas, como dióxido de carbono e o agente extintor mais comum: a água.

Nenhum comentário:

Texto 100% original e todas as imagens são livre para uso e foram obtidas em http://commons.wikimedia.org