Efeitos do incêndio e do fogo na saúde do trabalhador

Vamos agora, em nosso curso online de Segurança do Trabalho, estudar quais os efeitos que o fogo e o incêndio (principalmente o da fumaça) provocam no corpo de um ser humano.

Entendendo as consequências dos efeitos do contato entre o trabalhador e o fogo, vamos entender como é importante uma prevenção enérgica e eficiente de combate ao incêndio em um ambiente de trabalho.


Essa lição, é sem dúvida, muito importante, pois vamos aprender o que mais ocasiona danos aos trabalhadores, inclusive iremos aprender o que mais mata, em um caso de incêndio. Por isso, aproveite os conhecimentos que vai obter, pois serão valiosos.

E obviamente, você só poderá usufruir de seus conhecimentos se possuir ser certificado de Segurança do Trabalho, para trabalhar neste importante e crescente ramo profissional. Então,

clique aqui e obtenha já sua certificação em Segurança do Trabalho.

Os efeitos do fogo de um incêndio na saúde do trabalhador

Como já havíamos dito em outras aulas de nosso curso, por incrível possa parecer, o pior de um incêndio, para a saúde das pessoas que terão contato com ele, não é o fogo em si o principal risco, mas sim a fumaça.

A fumaça liberada durante a combustão de um incêndio se espalha rapidamente, por todo o ambiente, de uma maneira rápida e bem uniforme. Portanto, é difícil fugir da fumaça.

Dependendo do material que está sendo queimado pelo fogo, podem ser liberados diferentes tipos de gases na fumaça, como algumas substâncias tóxicas, que irão sufocar e matar rapidamente quem estiver exposto à estas substâncias.

Assim, podemos dizer que os principais riscos à saúde de um trabalhador, durante um incêndio, são:

    Fumaça, chamas, acidentes, coração
    Principais causas de morte em um incêndio
  • Gases - Os gases liberados durante um incêndio irão rapidamente se espalhar e asfixiar as pessoas que terão contato eles, pois substâncias gasosas aderem facilmente as hemoglobinas (no sangue).
  • Fumos - Se as substâncias no estado gasoso são altamente tóxicas e perigosas, podemos dizer o mesmo dos fumos, que são partículas líquidas e sólidas presentes no ar/gases, que foram colocadas lá através da combustão das substâncias que estão pegando fogo. Se inspiradas, ou em contato com pele e ouvido, podem ser bastante perigosas para a saúde do trabalhador.
  • Calor - Esse é o risco mais óbvio e fácil de perceber, que pode levar à queimaduras, edemas, desidratação e uma série de outros problemas, que já citamos em nossa seção de Riscos Físicos, onde temos diversas aulas sobre o Risco Físico do Calor, incluindo uma muito importante, que fala dos efeitos do calor no corpo do trabalhador.
  • Luz das chamas - Esse risco é pouco percebido e explanado, até mesmo por muitos profissionais de Segurança Ocupacional, mas a luz que emana das chamas podem ser muito prejudiciais aos olhos do trabalhador. Um exemplo disso é a luz que emana de maçarico, por exemplo.



Os maiores perigos de um incêndio

Se formos selecionar os principais motivos que levam perigo à vida de um trabalhador, em situação de fogo e/ou incêndio, com certeza poderíamos citar duas causas:

Escassez do oxigênio

Como explicamos em nossa aula sobre Comburentes, o oxigênio é o comburente mais comum existente. Portanto, ele é uma das substâncias mais consumidas durante um processo de combustão.

Porém, o oxigênio é uma substância vital para a respiração de qualquer ser humano, pois representa cerca de 21% do ar respirável. Logo, é fácil concluir que um incêndio consome oxigênio do ar que necessitamos respirar, e isso causa insuficiência de oxigênio.

E sem oxigênio, o corpo começa a sentir fadiga, anoxia e finalmente acaba por colapsar. Se os níveis de oxigênio no ar não forem retornados ao nível normal, o trabalhador poderá vir a óbito.

Gases Tóxicos

No começo do ano de 2013 um incêndio matou mais de 240 jovens que estavam em uma boate da cidade de Santa Maria, localizada no Estado do Rio Grande do Sul.

Porém, ao contrário do que a maioria pensa, e conforme foi ensinado aqui em nosso curso, a causa da grande maioria das mortes não foi o fogo, queimadura ou calor.
O que causou a maior parte das mortes foram os gases liberados durante a queima de uma espuma localizada no teto.

Isso não foi um caso isolado. É reconhecido que, o que mais mata em um incêndio são os gases tóxicos que são liberados durante o processo de combustível, sendo o monóxido de carbono (CO) o componente da fumaça que é responsável por cerca de 80% das mortes.

A toxicidade do CO (Monóxido de Carbono) se deve ao fato dele impedir o oxigênio de atingir o cérebro.
Se oxigênio no cérebro, a vítima começa a ficar tonta, tem dificuldades para manter o equilíbrio, de pensar com clareza, entra em estado de pânico e caso a concentração de CO aumente, reduzindo os níveis de oxigênio na cabeça, ocorre a morte cerebral.

Outros gases que são tóxicos são o gás cianídrico (HCN), o NO2 e o ácido sulfídrico (que afeta o SNC - Sistema Nervoso Central).

Nenhum comentário:

Texto 100% original e todas as imagens são livre para uso e foram obtidas em http://commons.wikimedia.org